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Com o intuito de otimizar processos e produtos, as empresas têm investido cada vez mais em inovações tecnológicas. Nesse sentido, visam obter vantagem competitiva para conquistar o mercado e vencer a concorrência.
Algumas dessas empresas, porém, já se deram conta de que apenas investir em inovação não é o bastante – é preciso entender a importância do colaborador dentro das organizações, considerando que é ele o eixo condutor da dinâmica empresarial.

Como sua empresa está lidando com os funcionários? Você tem criado condições para que eles possam ter treinamento e capacitação profissional? Aliás, sua empresa de fato considera a ideia de capacitá-los?
Se ficou interessado nesses pontos, continue com a leitura! Vamos explicar isso e muitos outros aspectos a respeito dos colaboradores nas organizações.

Para que serve treinamento e capacitação de funcionários?

Uma grande mudança de perspectiva envolveu as ideias de treinamento e capacitação desde as últimas décadas do século passado.
A princípio, o assunto envolvia uma ideia bastante tradicional de aprimoramento de uma formação técnica. Hoje, com o acirramento da competição entre as empresas, já é comum entre os empresários a percepção de que os resultados empresariais dependem diretamente do desempenho dos funcionários.

O que isso significou em termos práticos?

De fato, a gestão finalmente entendeu que a organização é resultante das ações qualificadas ou não de seus funcionários. E, nesse sentido, cresceu a ideia de trabalhar o desenvolvimento das habilidades e competências dos funcionários como forma de potencializar os resultados esperados.

Nesse sentido, o “funcionário” foi substituído pelo “colaborador”. E a mudança no nome é bem clara: hoje, a ideia é que o profissional contribua efetivamente para o crescimento da empresa com ideias, ações, críticas e sugestões.
E como consequência dessa mudança, o colaborador passou a fazer parte da empresa, estando mais motivado e tendo maior engajamento de equipe.

Como as empresas estão lidando com essa mudança?

Com o passar do tempo, tornou-se cada vez mais nítido para as empresas que o caminho é investir na formação e retenção dos talentos organizacionais. Isto é, perceberam que investir em treinamento e capacitação de colaboradores é investir em si mesma, ou seja, na própria organização.

Como investir na carreira de seu colaborador?

A Elemento RH tem por meta te ajudar a trabalhar estes aspectos na sua empresa. Por isso, apresenta três fatores fundamentais para serem enfatizados na estratégia de treinamento e capacitação de colaboradores:

  • Faça um diagnóstico da sua equipe com pontos fracos e fortes;
  • Desenvolva um plano de capacitação a ser realizado;
  • Em cada plano de ação, potencialize as habilidades do colaborador.

De forma resumida, as soluções de RH da sua empresa deverão ter foco nos colaboradores. Afinal, o importante é que a empresa:

  • Reconheça as habilidades dos colaboradores;
  • Potencialize suas competências;
  • Propicie o desempenho de sucesso.

Entendemos que para sua empresa este assunto pode ser novo, considerando que você não tem muito tempo para lidar com essas questões devido ao envolvimento gerencial.

Todavia, o Grupo Elemento RH tem interesse em desenvolver o treinamento e capacitação dos seus funcionários para produzir engajamento e resultados satisfatórios. Entre em contato e veja a diferença em seus resultados!

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