fbpx

Reduzir os custos com recrutamento e seleção é a forma mais dinâmica de fazer a otimização de todas as atitudes na área de Recursos Humanos. O resultado disto é um setor com maior lucratividade e capaz de gerar um feedback muito positivo para a empresa.

Para tanto, é preciso que a área seja capaz de reduzir o tempo de todos os seus processos ou realizar modificações de mesma forma como elas são realizadas. Sem que isso depende de um formato pré-determinado, é preciso fazer análises e a dedicação do tempo para esta alteração.

Veja como é possível reduzir os custos e como isso pode ser benéfico para o recrutamento e seleção de uma organização:

Ter conhecimento detalhado sobre a organização

O primeiro ato é planejar antes de recrutar. Para tanto, o essencial é fazer um conhecimento completo da área e tudo o que se faz necessário em relação aos funcionários e membros da empresa. É preciso ser capaz de definir os perfis dos profissionais que se almeja contratar.

Fazer uma seleção interna

Um excelente forma de reduzir os custos com recrutamento é fazer uma seleção interna. A partir do perfil desejado, antes de fazer a busca por concorrentes, há a necessidade de fazer a identificação de que existe ou não, na própria organização, indivíduos que sejam capazes para o cargo.

Tal prática é dotada de inteligência, em razão da redução dos custos de grande parte dos processos seletivos. Isto inclui o contrato de canal de comunicação externo para fazer divulgações das vagas e possíveis testes que avaliem a tecnicidade e compactuação de culturas.

Adotar um ambiente de recrutamento

Em caso de não existir colaboradores internos que tenham a capacidade de ocupação desta oportunidade, buscar no mercado é imprescindível. Desta maneira, conte com os meios tecnológicos!

Use plataformas de recrutamento que possam auxiliar a organização a fazer a identificação dos perfis mais adequados, bem como os servidores do mercado.

Investir num recrutamento à distância

Outro ponto interessante para a redução dos custos é fazer uso da internet e demais ferramentas da tecnologia para a realização deste processo que recruta colaboradores. Desta forma, boa parte do processo pode ser executado a partir de plataformas específicas ou, então, o trabalho por completo.

Há a possibilidade de fazer a aplicação de testes virtuais com a ajuda de sites e plataformas em geral, de caráter digital. Assim, além dos gastos serem menores em relação a utilização de sala, equipes de elaboração, aplicação e correção de testes, a organização é capaz de reduzir o tempo do processo executado.

Contratar profissional remoto

Há a possibilidade, também, de contratar funcionários remotos. Isto quer dizer que não farão os exercícios num ambiente da organização, porém em suas próprias residências.

Trata-se de uma tendência do mercado, de modo geral, para os profissionais de TI que utilizam, em grande parte do tempo, os próprios computadores para o procedimento de atividades. Os trabalhos de “freelancers” são opções viáveis para que você gaste menos e tenha resultados efetivos na busca de selecionar o melhor ou melhores candidatos.

Aproveite as dicas para tornar os resultados de sua organização mais efetivas e lucrativas, de forma simples, prática e eficiente!

Terceirização de RH

Uma outra forma de reduzir os custos com recrutamento e seleção é contar com os serviços e experiência de uma empresa especializada em contratação de talentos.

Esses profissionais ficam encarregados por encontrar os candidatos, selecionar e ajudar na integração com a equipe. Todo esse processo leva tempo, mas com a terceirização de RH sua empresa diminui toda essa responsabilidade, focando apenas no que é mais essencial para as atividades do negócio.

Além disso, a empresa reduz gastos com uma contratação errada, já que contará com especialistas da área de recursos humanos que saberão avaliar com cuidado cada candidato, selecionando o perfil mais adequado para a necessidade da sua equipe.

Fale com um de nossos especialistas e veja como o Grupo Elemento RH pode contribuir para a redução de custos com o recrutamento e seleção de seu negócio!

Deixe uma resposta