fbpx

Nos últimos dias, com o retorno das atividades, a importância do processo de recrutamento e seleção tem sido bastante discutida nas empresas de todos os segmentos e portes no interior. Isso porque a contratação de profissionais qualificados e com competências socioemocionais no novo normal colabora para a estruturação de equipes de alta performance, capazes de entregar melhores resultados à empresa e, consequentemente, garantir vantagens competitivas para o negócio.
É importante lembrar que há infinitas maneiras de se conduzir um processo seletivo, pois cada selecionador tem um manejo próprio e será justamente ele que definirá o rumo do processo.
No entanto, há também várias etapas envolvidas definem o sucesso de um processo, onde muitas vezes a contratação de novos funcionários exige um planejamento estratégico para dar certo. E, realizar um processo seletivo assertivo é vital para evitar os impactos negativos que contratações erradas podem trazer.
Diante disso, para agregar valor ao processo de RH, é preciso investir em processos de RH atuais, inovadores e digitais — não por acaso, isso já está sendo feito por, ao menos, 56% das empresas, porém ainda muitas empresas do interior do país, não agregando valor aos processos de recrutamento, muitas vezes por não terem claras suas expectativas e não contarem com a ajuda da tecnologia no recebimento de currículos.
Nesse contexto, o grande desafio atual é a condução do processo de contratação que, na maioria das vezes, é falho e a falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso e, na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como estes podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes.
Neste artigo, reunimos algumas dicas para lhe ajudar a estruturar seu processo seletivo de modo que agregue valor, além das principais etapas para torna-lo ágil e alcançar resultados.
Para tanto, o primeiro passo:
Efetue o alinhamento dos recursos humanos à estratégia da empresa, nesta etapa o o planejamento estratégico é uma poderosa ferramenta para a construção e a consolidação da imagem da empresa, bem como a definição dos objetivos que servirão como norte para a divulgação do cargo, triagem de currículos e demais etapas do processo.
Lembramos que esta etapa é um processo pelo qual garante-se o número certo e as pessoas apropriadas, no lugar certo.
Assim, a seleção é o processo pelo qual será feita a escolha dos candidatos que possuam o perfil necessário para ocupar o cargo, e quando feita adequadamente, garante a entrada de pessoas de alto potencial e qualidade na organização, que é o objetivo de qualquer empresa. Focando o processo seletivo e dando a devida importância ao processo de recrutamento (identificar, atrair os talentos) e seleção (diferenciar os melhores), que são atividades mais complexas e muitos acabam pecando.
Nesta etapa devem estar incluídas entre as muitas atividades de cunho estratégico de toda e qualquer organização, pois é uma importante ferramenta na gestão e, é através destes dois processos que a mesma vai identificar e desenvolver as excelências que farão a diferença no mercado, que hoje é tão competitivo.
O segundo passo:
A execução do processo. Para que possa-se atingir profissionais competentes e qualificados, para isto é imprescindível que a oportunidade seja atraente e realize uma boa descrição da oportunidade. Nesta etapa faça uma pesquisa do mercado, de posições similares.
Ainda, esta etapa é importante a construção uma seleção humanizada como um diferencial importante em seu processo, além de colaborar para a imagem da empresa como marca empregadora.
Porém, infelizmente nesta etapa é onde muitos erros ocorrem, por muitas vezes o time de recursos humanos, pela solicitação urgente, acaba não planejando e não efetuando os alinhamentos de forma correta.
O terceiro passo é:
Tenha em mente o perfil de sua vaga e qual público de candidatos que está buscando para que seu recrutamento seja mais eficiente e menos moroso.
Prepare cuidadosamente o anúncio da vaga, pois ele deve ser objetivo, conciso e conter todas as informações necessárias, como os pré-requisitos, atividades exercidas, horário de trabalho, remuneração, dentre outros.
Lembro que nesta etapa que, cada posição tem um meio certo de divulgação, perfil, tempo de finalização e etapas a serem consideradas.
O quarto passo é:
Após avaliação e triagem dos currículos recebidos, é hora de agendar com os candidatos aderentes, e dar o feedback aos demais, seguindo assim com a etapa de seleção. Lembro para cada 1 posição selecione sempre até 6 candidatos.
Aqui é importante estruturar as etapas de avaliação técnica e de avaliação comportamental. Dessa forma o processo será completo e terá maior probabilidade de resultar na contratação do melhor candidato para a vaga.

Há muitas metodologias, mas a escolhida deve ser capaz de avaliar a compatibilidade dos candidatos tanto com a vaga quanto com a Organização. OK?

Para isso é aconselhável que tudo seja estruturado com antecedência, principalmente as entrevistas, pois consistem no principal método avaliativo.

Contudo, infelizmente nesta etapa também é muito comum ocorrer erros, como: A falta de preparo do selecionador, nervosismo, senso de urgência, falta de tecnologia, falta de feedback ao candidato, entre outros.

Portanto, para que todo processo seletivo tenha sucesso, é fundamental a prática do feedback tanto ao candidato, quanto ao selecionador responsável na empresa, avaliando os erros e acertos de cada processo.

Como você pode observar, existem muitas vantagens em construir um processo seletivo estruturado. Pois por meio dele, é possível contratar profissionais alinhados à cultura da empresa, formar equipes de alto desempenho, reduzir a rotatividade de talentos e melhorar o clima organizacional e, contar com o auxílio de consultores especializados, é essencial, pois são reduzidos os custos de uma contratação ineficaz — demissão, novo processo de seleção, treinamento, tempo da equipe de RH e tantos outros.

Por fim, fica evidenciada a importância do processo de recrutamento e seleção, pois além de assegurar os resultados, colabora também para a formação de uma boa marca empregadora.

Conte conosco! Nosso time está pronto para lhe atender, utilizando as ferramentas certas para garantir a contratação dos melhores profissionais para a sua empresa.

Deixe uma resposta