fbpx

Cada indivíduo é responsável por liderar sua própria vida e carreira, bem como pelos seus comportamentos e ações.
Nesse contexto, não importa qual seja a sua profissão, o seu tipo de trabalho, você sempre terá que liderar certas situações que são desafiadoras. Não é? Onde nosso principal desafio é liderar o seu estado interno, porque é o estado interno que determina a qualidade de nossas vidas, que permite nos autoconhecer.
Será que estamos liderando a nossa mente, os pensamentos, as emoções, ou somos liderados por tudo isso? Aqui início com uma reflexão a você que lê este artigo neste momento.
Claro, não há uma definição absoluta quando tratamos de desenvolvimento de skills de necessárias para liderança, porém há algumas principais que fazem do líder um SER admirado como: Visão, inovação, inspiração, transparência, foco em resultados, gestão de pessoas, entre outros.
E daí que surge o líder consciente. O líder consciente é aquele que além destas características do líder admirado, busca o constante desenvolvimento de si, que tem paixão, que ao invés de focado somente em si, volta-se a um proposito maior; e são líderes com estas skills que deixam legados. O líder consciente é aquele que mais do que estar ciente, está em sintonia com os compromissos da empresa e, principalmente, com aqueles que estão ao seu redor.
Para tanto, em um mundo em que não desfrutamos da vida plena pois vivemos através da mente e estamos demasiadamente preocupados com metas e objetivos, e muitas vezes perdemos o foco principal que é o caminho em si, onde nos últimos tempos nos tornamos excessivamente egocêntricos e por causa disso destruímos nossos relacionamentos e pioramos nossa qualidade de vida.

E neste sentido, ficamos de forma inconsciente prisioneiros da nossa própria mente, que julga, compara, critica e não nos deixa viver no momento presente; tornando a maior parte das pessoas estressadas, com um alto nível de ansiedade, sem tem clareza de seus propósitos e não desfrutando plenamente da vida e do seu trabalho porque não sabe o que querem e que não se conhecem.
Contudo, não podemos esquecer que o distanciamento social vivido nos últimos meses, fez com que as pessoas buscassem melhorias em seu mundo interno. E aí que nasce o líder consciente, afinal, o autoconhecimento é a chave para a LIDERANÇA CONSCIENTE.
Diante disso, é importante destacar que se não tivermos consciência do que se passa em nosso mundo interno, nos tornamos prisioneiros da nossa mente e de emoções destrutivas e negativas.
Entretanto, ao tornar-se um líder consciente além de se desenvolver como profissional você se desenvolve enquanto SER humano, se tornando mais centrado, presente e mais conectado a tudo que está a sua volta. O que lhe permite ser mais autêntico e coerente em suas escolhas e decisões, e isto o torna admirado pelos seus liderados; pois ao se colocar a serviço do outro, o líder consciente se realiza e se sente feliz.
Entretanto, é evidente que, muitos destes líderes no meio corporativo passam desapercebidos, porém causam muitas transformações exponenciais, onde o líder consciente é aquele profissional que cria um campo de crescimento, equilíbrio, coerência e inovação com a sua energia e sua atitude exemplar. E, todos que estão a sua volta ganham: equipe, colegas de trabalho, família, amigos e outras pessoas com quem se relaciona.Para isto preparamos quatro dicas para ajudá-lo a tornar-se um líder consciente:
1- Cultive constantemente o autoconhecimento
2- Verifique sua influência na equipe
3- Pratique a atenção plena
4- Aja sempre com intenção

Por fim, lembramos que todo ser humano tem o potencial de se desenvolver, de se tornar um ser humano mais consciente que trabalha para tornar o mundo um lugar melhor; evoluindo com os desafios da vida e nas relações com os outros, onde o caminho de evolução requer coragem e determinação para decidir mudar e crescer porque o desenvolvimento e o despertar é uma porta que somente cada um de si pode abrir pelo lado de dentro.
Em resumo, é importante destacar todo desenvolvimento requer a atitude de ser um eterno aprendiz, e cada um que lê chegou até aqui possui todo o potencial para tornar-se um líder mais consciente, onde todos podem alinhar seu propósito com o das organizações e contribuir para construção de um mercado de trabalho melhor e mais humano.

E aí, que tal começar agora mesmo a desenvolver as competências de um líder consciente?

Conte com nossas soluções de desenvolvimento de liderança.

Deixe uma resposta