fbpx

Como vencer a procrastinação

A disciplina é um dos elementos essenciais para que as tarefas sejam desempenhadas com mais êxito, quando se trata de atividades profissionais ela é ainda mais necessária, porém, a procrastinação pode ser uma grande barreira neste sentido, prejudicando o foco, e as metas diárias de trabalho.

A procrastinação pode atingir a maioria das pessoas, por isso, é preciso usar de certas atitudes para que este problema não prejudique a sua produtividade.

Inicialmente para que se possa vencer a procrastinação é preciso entender como ela se apresenta, e assim, definir maneiras para superá-la. Essa perda de foco e interesse para realizar as atividades podem ser vencidas, saiba como, a seguir:

 

O que é procrastinação?

Aquela sensação de deixar para amanhã tarefas e deveres que poderiam ser feitas hoje é definida como procrastinação. Esse “amanhã” é uma forma de deixar para depois certos compromissos que você não quer resolver ou lidar com eles naquele momento, no entanto, esse adiamento pode acarretar em acúmulo de funções ou atraso na entrega dos trabalhos em que foi responsabilizado para executar.

Adiar a realização de tarefas não é num todo ruim, porém, o hábito de sempre deixar para um outro dia pode prejudicar no resultado final, o que também para muitos pode ser considerado como falta de interesse ou de profissionalismo.

É assim que a procrastinação se manifesta, a pessoa sempre tende a deixar para amanhã e assim vai adiando, e muitas fazendo as pressas o que poderia ter sido realizado com calma e mais atenção.

 

O que fazer para superar a procrastinação?

Muitos associam a procrastinação com falta de gerenciamento de tempo ou preguiça, mas não se trata de não ter vontade de fazer, ela está relacionada à muitos fatores e deve ser observada e jamais, ser ignorada. Confira as nossas dicas para vence-la:

 

  1. Identifique a causa do problema

Muitas vezes a procrastinação pode lhe dizer que algo não está bom. Algumas pessoas por não estarem felizes com as atividades que executam ou se o ambiente de trabalho for agradável, isso pode se refletir na maneira em como você realiza suas funções, o que faz surgir essa vontade de não querer fazer certas coisas.

Por isso, é preciso resolver essas questões, sendo assim, tome um momento para refletir e descobrir por que você está procrastinando. Isso pode acabar sendo o passo mais produtivo que você leva na conquista para ser mais motivado.

Pense em como olhar o seu trabalho com mais animação, mesmo que não goste muito do que faz, avalie que através dele você pode fazer viagens, comprar coisas que tanto deseja e até realizar seus sonhos. Desta forma, terá mais motivos para cumprir com suas atividades.

 

  1. Faça o planejamento de suas tarefas

Desenvolva um plano de atividades para que possa seguir. Determine por sequencia o que deve fazer no dia, procure colocar as prioridades e urgências, se cobre para realizá-los.

Ao planejar com antecedência, você pode manter seu foco e evitar a procrastinação. Afinal, é muito mais difícil recuperar o foco do que mantê-lo.

 

  1. Avalie o seu desenvolvimento

Como tem sido o seu progresso? Se coloque como um supervisor e avalie cada projeto que executar, pense em como melhorar e não aceite que o seu desenvolvimento seja inferior ao que se espera.

Se cobre para ir além, pois quando finalizar suas tarefas terá uma satisfação enorme em saber que cumpriu com suas atividades, e mais, superou suas próprias expectativas.

 

  1. Trabalhe no ambiente de trabalho certo

Muitos profissionais hoje em dia, trabalham via home office, e dependendo do ambiente em que escolhem fazer seus trabalhos ele pode colaborar com a procrastinação.

Trabalhar em casa ou em um ambiente barulhento pode ser um grande desafio, pois as distrações tendem a ser maior, por isso, é necessário determinar um local em que você consiga se concentrar e ter foco no que se está fazendo.

Caso trabalhe na sua casa, procure manter-se longe da televisão, eletrônicos, amigos e lugares em que podem te distrair. É possível exercitar a disciplina trabalhando no ambiente que é certo para você.

Deixe uma resposta