fbpx

Se o momento é desafiador, não é motivo para entrar na energia da negatividade, do medo. Afinal, há muito tempo o mercado vem passando por profundas transformações na era tecnológica, demonizada no meio organizacional como era VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), onde todos nós estamos cansados de ouvir falar em crise. A palavra tão temida por todos; pois crises sempre vão existir e com aquela certa tendência de aparecer nos momentos mais inoportunos: quando estávamos planejando a realização de nossos sonhos, e tirar aquelas metas traçadas no início do ano.

Porém, atualmente um dos maiores desafios enfrentados por todo profissional é transformar uma boa ideia em oportunidade e ação.

No entanto, para investir em seus sonhos, seja na criação de uma carreira de sucesso ou na pavimentação do crescimento dela, não se pode levar em conta apenas a vontade e a afinidade com o que se pretende fazer, é preciso muito planejamento e uma gestão eficiente, além da definição de uma boa estratégia. Diante disso, como transformar a crise em oportunidade?

Primeiramente, é preciso explorar novos horizontes, sair da zona de conforto, abrir-se ao novo, cuidar da saúde mental, e pensar sob o lado da mesa ao qual você gostaria de estar nos próximos: 5, 10, 20 anos. Se você gostaria de ser aquele que chora e se lamenta ou o que vende lenços.

Dado o primeiro passo, é preciso mudar seu posicionamento assumir o protagonismo de sua história, fazendo acontecer, compreendendo que o mercado se move em uma velocidade sem precedentes e se transforma a cada dia em direção às pessoas, e, para que você possa acompanha-lo é preciso realizar as mudanças em sua vida e carreira, gerando novos caminhos, mudando a rota, com um posicionamento empático aliado a ferramentas certas e adequadas.

Nesse contexto, quem sabe se posicionar corretamente, em momentos de crise, enxerga, na verdade, grandes oportunidades. Uma vez que, momentos de crise são ótimos para mudanças do “status quo”. Quem antes estava acomodado com bons resultados sem fazer grandes esforços, agora, se vê obrigado a mudar a forma de agir. Quem antes já não tinha bons resultados, se vê obrigado a fazer algo diferente, ou simplesmente ficará para trás.

Mas, é preciso, ainda, atentar para o fato de que planejamento, movimentos não é algo estático; pois se fez um plano para um ano e passou o primeiro mês e nada do que se previa ocorreu, tem de revisar as metas e os objetivos e refletir sobre os caminhos que vem fazendo.

Como diz Peter Drucker: “Dentro de minha carreira tenho desafios, fora dela tenho oportunidades.” Para tanto, minha pergunta para você que está lendo este artigo aqui neste momento é: Qual a oportunidade que você vem criando?

Lembre-se! A vida só tem mais vida quanto há movimentos. E, em um mundo complexo, é preciso saber dar um novo formato a vida, a construir e contar sua história. Pois, os resultados, o sucesso estão nas oportunidades e não nos problemas!

De forma geral, nós estamos todos na mesma tempestade, mas não no mesmo barco, e, sujeitos às mais diferentes crises e desafios possíveis e temos que estar preparados para a maioria deles e, se quisermos manter o nossas vidas, carreiras e negócios em crescimento contínuo, para nos tornarmos diferenciados e inovadores.

Em resumo, é nas ameaças que surgem as melhores oportunidades. E, as ameaças surgem o tempo inteiro e você pode antecipar a identificação delas quando conhece bem os fatores internos e externos que desafiam sua carreira, sua vida e seu negócio, como falei acima.

Contudo, as crises têm uma incrível capacidade de gerar oportunidades de crescimento e melhoria a nós mesmos enquanto seres humanos, que se atentem aos detalhes. Pois, quando nos autoconhecemos, conhecemos nossos pontos fortes e fracos, e é daí que conseguimos tirar proveito da crise, ultrapassar os obstáculos e fazer surgir grandes oportunidades no horizonte.

Por fim, crises vão surgir constantemente e não há como fugir. Mas há como passarmos por elas da melhor forma possível se estruturamos os pilares da nossa carreira ou de seu negócio se você é um líder também que chegou até aqui. É possível se sair bem de uma crise. Na verdade, é possível se sair bem melhor do que estávamos antes: é só agarrarmos as oportunidades que surgem em momentos assim!

E caso você precise de uma orientação para tomar as melhores decisões em seu negócio e carreira, cansado de perder dinheiro e de frustrações, entre em contato conosco! Te esperamos com a atuação de profissionais competentes para obter a maximização dos resultados por meio de desenvolvimento, processos de orientação profissional e seleção!

Deixe uma resposta