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Um processo de recrutamento e seleção não se trata apenas de encontrar mais uma pessoa para contratar para sua empresa. É importante destacar que toda experiência do candidato durante esse processo impactará na percepção de sua marca e até na rentabilidade e retenção na empresa após a contratação.
Diante disso, lembramos que cada etapa do processo precisa de seus devidos cuidados afim de proporcionar uma experiência incrível para os candidatos e assim tornar sua empresa, uma marca empregadora. Com um mundo cada vez mais digital, todas as percepções, sejam positivas ou negativas, são pulverizadas e podem contaminar outros candidatos, e aí em qualquer necessidade sua estratégia de atração pode ficar difícil.
Assim, muitas vezes a falta de planejamento, tecnologia, a forma de comunicação durante o processo ou a falta de feedback pós processo ao candidato, pode tornar a experiência ruim, além da perca de tempo e dinheiro do candidato e empresa que está recrutando.
Portanto, para proporcionar uma boa experiência ao candidato, e deixar uma impressão positiva, bem como ser admirado, é tratar o candidato como cliente, onde o candidato assim como o cliente compartilha de suas experiências, e no momento de atrair um novo candidato isso pode ser um ponto negativo no mercado.
Dessa forma, como sua empresa está sendo lembrada pelo mercado? Sua empresa só se preocupa em atrair clientes e os candidatos são apenas números?
Queremos lembrar que a experiência do candidato inicia-se em 3 regras fundamentais:

1- Planeje um processo seletivo adequado

Esta etapa inicia no processo de solicitação da vaga – um formulário de solicitação de vaga completo, somado a uma boa descrição do cargo, auxiliam no momento da estruturação do anuncio da vaga;
Ainda, dê atenção ao trabalhe conosco, onde é nesta etapa em que começa a experiência do candidato, portanto é importante ter cuidado, bem como formas claras de recebimento de currículo, neste momento a sua marca empregadora começa a ser vista.

2- Defina o perfil do candidato que quer atrair e fortaleça sua marca empregadora

Atualmente vivemos a chamada Guerra por Talentos. Ou seja, as empresas precisam atrair os melhores candidatos para formarem seu diferencial competitivo ao invés de só esperar que eles venham até elas. Portanto, no momento do anuncio da vaga, defina o perfil do candidato que quer atrair, compartilhe nas redes e site da empresa depoimentos/vídeos de colaboradores sobre como é trabalhar na empresa. Ainda, seja transparente e claro na descrição, utilizando uma linguagem simples e objetiva, e, caso a vaga for confidencial, descreva o segmento da empresa- que é possível encontrar em seu CNAE primário ou secundário;
Definir as etapas do processo seletivo é fundamental, onde durante as etapas entre inscrições e avaliações, preze pelo feedback ao candidato de forma transparente que possa ajudá-lo a desenvolvê-lo entre uma etapa e outra, finalizando com dicas de melhores caminhos, afim de tornar a jornada dele diferente.

3- Ofereça feedbacks e mostre a cultura de sua empresa

Alguns recrutadores passam a impressão de que estão fazendo um favor ao candidato, portanto, trate o profissional com atenção, respeite o horário combinado; claro, atrasos podem ocorrer, mas evite-o atrasos mais de 5 minutos e agradeça pelo tempo e comprometimento no processo e interesse pela empresa, estimulando assim a conexão com a marca, além de fazê-lo sentir-se especial em um momento da busca de emprego, para tanto, empatia nesta etapa é fundamental.
Lembre-se um candidato, pode lá na frente tornar-se um potencial cliente ou influenciador de sua marca, então se sua conexão com a marca for boa, com certeza os comentários serão positivos.

Pense “fora da caixa” nas formas que sua empresa pode compartilhar emoções e sentimentos durante todas as etapas de recrutamento!

De forma geral, todas estas etapas são regras fundamentais do papel do RH estratégico, possuindo cada vez mais menos foco em atividades burocráticas e operacionais, contando com consultorias especializadas para esse suporte e tornando-se um RH de resultados.

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