fbpx
Está há tempos buscando uma vaga no mercado de trabalho e nada de conseguir? Confira, nesse post, as melhores táticas para conquistar o emprego dos sonhos.

Até setembro de 2019, o desemprego no Brasil atingiu cerca de 12,5 milhões de pessoas. No ano de 2018, os números não foram tão diferentes. E a pergunta que fica para quem faz parte das estatísticas é: o que será de 2020?

Independentemente da situação do país nesse novo ano, quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho deve estar devidamente preparado para essa jornada. Por isso, o Grupo Elemento RH trouxe informações determinantes para te ajudar a conseguir o tão esperado espaço na empresa dos sonhos:

Faça bom uso da internet

A internet pode ser uma grande aliada na sua jornada por uma vaga no mercado de trabalho. Afinal, além de deixar suas buscas muito mais assertivas, as redes sociais ampliam grandemente suas possibilidades.

O Facebook, LinkedIn, Google, Instagram e Twitter são algumas das plataformas que te permitem a interação com empresas – contribuindo com o seu networking e te mantendo sempre atualizado nas tendências do mercado de trabalho. Além disso, existem muitos grupos e páginas específicas para buscas de emprego, principalmente no Facebook.

Outra vantagem do uso da internet na busca por uma oportunidade profissional é, sem dúvida, os sites de cadastramento de currículo e os sites das empresas, onde normalmente são postadas as vagas disponíveis. Mas lembre-se: tenha bom senso na abordagem e não se esqueça que, nas redes sociais, você é a sua própria marca.

Trabalhe o autoconhecimento

Uma das táticas mais importantes de todo o processo é o autoconhecimento. Afinal, conhecer seus pontos fortes, fracos, diferenciais e fatores a serem aprimorados é o que te ajudará a clarear seus objetivos e, consequentemente, não desperdiçar energia onde você não deveria.

Além disso, é importante ter em mente que você também deve avaliar o que deseja que as empresas te ofereçam. Por isso, analise verdadeiramente:
Quais são suas melhores habilidades?
Como você pode agregar em uma equipe?
Onde você quer estar em 5 anos?
O que você espera da empresa que deseja trabalhar?
Você será realizado nessa vaga?

Mantenha-se atualizado sobre o mercado

Mesmo que você não faça parte do mercado de trabalho no momento, é indispensável que você se mantenha atualizado sobre as informações, tendências e necessidades da sua área de atuação (ou da área que você deseja atuar daqui para a frente).

Quando você se mantém constantemente atualizado, fica mais fácil identificar as oportunidades de emprego que surgem no mercado. Além disso, você passa a estar preparado para aproveitá-las de forma realmente assertiva.

Faça networking e participe de eventos

No processo de busca por uma vaga no mercado de trabalho, é indispensável manter o networking ativo – ou seja, você deve estabelecer e manter contato com pessoas que podem contribuir com o seu objetivo profissional (sendo antigos colegas de trabalho, professores, amigos, colegas de faculdade, etc.).
Certifique-se de deixar todos cientes de que você está em busca de uma oportunidade profissional. Assim, pode ser que algum deles te indique para alguma vaga que surgir.

Uma dica para manter o networking bem ativo é adotar a prática de participar de eventos e feiras corporativas – sendo da sua área ou não.
Dessa forma você conhecerá novos profissionais (que também podem te indicar para uma vaga) e chamará mais atenção das empresas, que podem se interessar por você e maximizar suas chances de conquistar o emprego dos sonhos.

Organize-se

Organize seus dias e horários para fazer com que sua busca por emprego seja mais rápida e assertiva. Elabore um planejamento estratégico para o envio de currículos, ative os contatos e saiba quem e qual empresa procurar.

Além disso, tome cuidado para não ser invasivo. Enviar e-mail para vários colaboradores de uma mesma empresa ou copiar diferentes recrutadores em um mesmo conjunto pode ser desagradável e prejudicar seu processo.

Evite o desespero

Não é porque você está desempregado que deve aceitar qualquer vaga ou colocar todos os cargos possíveis em seu currículo. Ao invés disso, seja paciente, persistente e dedicado.

Use e abuse de todas as dicas que te passamos e, enquanto não encontrar o emprego dos sonhos, procure realizar trabalhos temporários para ter segurança financeira enquanto busca a atividade profissional definitiva.

Não desperdice as oportunidades

Antes de recusar uma colocação, vá até a entrevista e analise a proposta da empresa e as funções que você deverá desempenhar.
Você pode se enganar em relação a uma vaga. Por isso, vale a pena conferir de perto para não se arrepender depois. E, apesar dessa dica, lembre-se que emprego não é favor, é troca de serviço. Por isso, evite aceitar oportunidades que não valorizam seu trabalho.

 

E se precisar de ajuda para passar por esse processo, entre em contato com o Grupo Elemento RH e amplie as suas oportunidades de emprego!

Deixe uma resposta