fbpx

Você foi convidado para uma entrevista e isso quer dizer, que conseguiu eliminar muitos candidatos à vaga desejada e por isso, deve ficar muito feliz, pois passou pela primeira etapa com êxito.

Porém, agora é necessário se preparar para poder obter mais um resultado positivo e consequentemente, demonstrar para o entrevistador que você é a pessoa ideal para aquele cargo.

Com isso, para que não cometa erros na hora da entrevista, é necessário se preparar, ou seja, treinar para as diversas perguntas que podem ser feitas naquele momento.

Além disso, aqueles que irão para uma entrevista devem ter em mente as regras básicas, pois muitas vezes, mesmo sabendo estas, os candidatos por algum motivo não as seguem e, por conseguinte, acabam perdendo uma oportunidade.

Uma regra que todo candidato sabe, mas que infelizmente, muitos acabam não seguindo é o fato de chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência na entrevista, pois com isso, poderá aguardar calmamente a hora que for chamado e com isso, estará apto a responder de forma adequada os questionamentos, o que não acontece com aquele que chega atrasado ou até mesmo em cima da hora.

Outra regra importante é procurar informações sobre a empresa que se candidatou. Com isso, na hora da entrevista, poderá informar os motivos pelos quais você é a pessoa ideal para ocupar a vaga, fazendo relações com os objetivos da empresa.

O que fazer para conseguir êxito na entrevista de emprego

  • 1ª Dica

Nunca minta no currículo e tampouco na entrevista, pois se prestar informações de diversas capacitações e posteriormente, ao ser o escolhido para a vaga, poderá passar por uma situação constrangedora.

  • 2ª Dica

As pessoas que nunca trabalharam, devem expor na entrevista situações que vivenciou durante os estágios universitários, entre outros.

Além disso, experiências de vida também são válidas neste momento, como por exemplo, trabalhos em grupo da universidade, voluntariado, intercâmbios.

  • 3ª Dica

Se você tiver muita experiência profissional, é muito importante apresentar para o entrevistador todos os resultados.

Para poder demonstrar toda a sua experiência é aconselhável utilizar a técnica STAR, ou seja, situação, tarefa, ação e resultado.

Esta técnica tem como finalidade apresentar de forma estruturada as conquistas obtidas durante as atividades profissionais por quais passou.

  • 4ª Dica

Se você é uma pessoa conectada em mídias sociais e mesmo que tente manter a sua privacidade, certamente, o entrevistador já deve ter encontrado o seu facebook.

Portanto, tenha cuidado com as postagens que realiza, pois, a apresentação pessoal deve ser coerente com a apresentação virtual.

  • 5ª Dica

Uma das dicas mais importante é quanto à apresentação pessoal.

Deste modo, é preciso utilizar vestimentas compatíveis com o cargo almejado.

Além disso, a roupa deve estar bem cuidada, nada de cores extravagantes, procure utilizar cores neutras e simples.

No caso de mulheres, evitar roupas curtas e com decotes. As unhas devem estar bem cuidadas, cabelos penteados e maquiagem leve.

Já os homens, precisa estar com a barba feita, cabelos penteados, unhas feitas e roupas adequadas.

Tenha calma e pensamento positivo

Além destas cinco dicas, é essencial que a pessoa tente controlar o nervosismo e até mesmo a ansiedade, pois caso contrário, poderá perder uma grande oportunidade que tanto almejava.

Ademais, mesmo que esteja sob pressão, tente de todo modo, demonstrar que é o candidato ideal para ocupar a vaga, apresentando as suas qualidades e conhecimentos existentes e que com estes, poderá cooperar na obtenção de resultados para a empresa.

Portanto, com estas dicas, você estará preparado para não somente para uma entrevista de emprego, mas para todas que tiver sido selecionado.

No mais, vá confiante e pense positivo!

Deixe uma resposta