fbpx
O mundo dos negócios está cada vez mais dinâmico, operando em escala global. Por isso, o trabalho da equipe de vendas é cada vez mais direcionado para alcançar metas, conquistar e fidelizar os clientes.
Apesar dessa realidade, a maioria dos empresários ainda não percebe que, para alcançar os resultados desejados em termos de aumento de vendas, é preciso dar mais atenção para a equipe comercial. Afinal, ela não só é a porta de entrada para o cliente, como também a responsável por mantê-lo ativo no negócio.

Como está o engajamento de equipe dos seus vendedores? O time está engajado e produzindo aumento significativo nas vendas? Sua liderança para com esses colaboradores tem sido positiva?
Se este assunto é importante para você e sua empresa, continue lendo! Vamos oferecer dicas para conquistar uma equipe de vendas engajada e de sucesso.

Como obter o engajamento da equipe de vendas?

A princípio, é necessário lembrar que o sucesso de uma equipe de vendas começa com os cuidados na seleção, contratação e treinamento dos futuros membros da equipe. Afinal, é fundamental que o perfil do time tenha sido delineado com detalhes para atender às expectativas da empresa.

Para orientar seu trabalho de líder da equipe comercial de forma a obter retorno com o aumento das vendas da empresa, o Grupo Elemento RH apresentará 5 dicas que são sucesso para inovar e engajar o trabalho desse time:

1. Seja um líder de equipe que eleve o engajamento e motivação:

Tudo começa com a percepção de que ser líder é fazer parte do processo com ações que produzam envolvimento e comprometimento da equipe. De fato, é dar o exemplo de como os vendedores devem agir e atuar no dia a dia.

O líder da equipe de vendas entende que uma equipe pensa junto, age de forma coletiva, compreende o fluxo de trabalho e tem autonomia para realizar críticas, sugerir mudanças e promover melhorias.

2. Crie o engajamento do time a partir do alinhamento de expectativas e objetivos:

Além de se portar como um bom líder, é importante saber o que os colaboradores esperam da sua empresa e quais são os objetivos de cada um para o desenvolvimento de uma carreira profissional. Com base nas respostas, você deve informar também o que a empresa espera deles e quais são as oportunidades de crescimento que estão acessíveis para a equipe enquanto um grupo engajado.
Além disso, é necessário esclarecer as possibilidades de crescimento que cada membro da equipe pode esperar pelo seu desempenho pessoal.

3. Motive a equipe com a mensuração dos resultados e feedback:

A motivação e o entusiasmo da equipe de vendas tem conexão direta com a estratégia que a empresa utiliza para dar feedbacks dos resultados obtidos – ou seja, como a empresa avalia os esforços realizados tanto pela equipe, como por cada colaborador de forma individual.

O desempenho do time deve ser avaliado a partir da utilização de ferramentas que produzam métricas significativas dos sucessos alcançados. Além disso, cada colaborador deve ter o seu desempenho individual avaliado com indicações de melhorias e valorização do trabalho executado.
Como consequência, os colaboradores passam a assumir a responsabilidade pelos resultados e dedicam esforços em sua melhoria contínua.

4. Forme os melhores talentos:

Nem sempre os melhores talentos do mercado estão disponíveis para contratação pela sua empresa. Todavia, uma estratégia que tem se mostrado muito eficaz é explorar o potencial dos colaboradores que já fazem parte do seu time.
A partir de investimentos em treinamentos em vendas e capacitação profissional, sua empresa poderá transformá-los em grandes talentos de vendas.

5. Aposte na orientação de carreira para explorar o ponto forte de cada colaborador:

Para colocar em prática essa dica, é preciso que seja feito um mapeamento das competências de cada um dos seus colaboradores. Assim, a partir da identificação das comportamentais e técnicas, é viável desenvolver um plano de capacitação que atenda aos anseios da empresa e dos colaboradores.

E se você pensa que os benefícios acabam por aí, saiba que se enganou! Com essa prática você também mostrará ao time como valoriza cada um deles, gerando motivação, engajamento e aumento da produtividade.

Colocando as 05 dicas em prática!

Colocando em prática essas 5 dicas que o Grupo Elemento RH te passou, garantimos que sua liderança passará a ter mais assertividade nas ações para com a equipe comercial e, como consequência, conquistará o tão esperado aumento nas vendas.

E caso sua empresa precise de uma orientação mais detalhada sobre o engajamento de equipe de vendas, entre em contato conosco! Te esperamos com a atuação de profissionais competentes para obter a maximização dos resultados por meio de treinamentos e processos de orientação profissional e contratação!

Deixe uma resposta